Projeto que autoriza criação de caixa de assistência do CFMV para médicos-veterinários e zootecnistas avança em comissão no Senado
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (5), o projeto de lei que autoriza o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a criar a Caixa de Assistência dos Profissionais de Medicina Veterinária e de Zootecnia. Agora, o PL será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos da Casa Legislativa. A proposta, de autoria do senador Wellington Fagundes, conta com forte articulação do CFMV junto aos parlamentares para a tramitação.
A futura Caixa de Assistência será vinculada diretamente ao CFMV, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, sede em Brasília e representações junto aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs). O objetivo é ampliar a rede de amparo social e de benefícios para médicos-veterinários e zootecnistas em todo o país, oferecendo bolsas de estudo, assistência médica e odontológica, auxílio-funeral e programas de capacitação técnica.
A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, comemorou o avanço da proposta e destacou a importância da conquista para toda a categoria:
“O avanço do PL no Senado é um movimento importante. A criação da Caixa de Assistência representa um passo concreto na valorização das profissões, oferecendo instrumentos de apoio em momentos de dificuldade e fortalecendo a proteção social desses trabalhadores que tanto contribuem para a saúde, o bem-estar e a segurança alimentar do país”.
Inspirada no modelo da Mútua do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a Caixa é uma antiga reivindicação da categoria e surge como resposta à necessidade de amparo aos profissionais, especialmente em situações emergenciais como desastres naturais e crises socioeconômicas.
