CRMV-AM participa de reunião sobre prevenção e enfrentamento da Esporotricose no Amazonas
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Amazonas (CRMV-AM) realizou reunião institucional com representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), com o objetivo de discutir o aumento dos casos de esporotricose, especialmente entre médicos-veterinários e profissionais com contato frequente com animais infectados.
Durante a reunião, os representantes da SEMSA/CEREST solicitaram apoio institucional do CRMV-AM para intensificar ações de orientação e prevenção voltadas aos profissionais da Medicina Veterinária, diante do cenário de crescente ocorrência da doença no município.
Também foi destacado o risco ocupacional relacionado ao manejo de felinos acometidos pela esporotricose, reforçando a necessidade do uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), adoção de protocolos de biossegurança e atenção aos sinais clínicos da enfermidade.
Na oportunidade, o CRMV-AM reafirmou seu compromisso com a saúde única, colocando-se à disposição para atuar em parceria nas ações de conscientização, educação sanitária e sensibilização da classe veterinária.
O Conselho também assumiu o compromisso de fortalecer a divulgação da importância da notificação obrigatória dos casos suspeitos e confirmados de esporotricose, contribuindo para o monitoramento epidemiológico e para o controle da doença no estado do Amazonas.






