Na semana passada, o médico veterinário Guilherme Costa foi reeleito presidente daComissão Codex Alimentarius, entidade que integra a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Reconduzido ao cargo por aclamação, no último dia 3 de junho, Costa foi o primeiro latino-americano a liderar o órgão, que conta com 189 membros de todo o mundo.

Guilherme Costa – foto: Divulgação – Codex/Bin Han

O papel da Codex Alimentarius é definir padrões internacionais para a produção, controle, verificação e comercialização de alimentos, com o objetivo proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas justas no comércio de alimentos. A comissão existe desde 1963, criada pela FAO e a Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem três vice-presidentes: Mariam Eid, do Líbano; Purwiyatno Hariyadi, da Indonésia; e Steve Wearne, do Reino Unido.

O médico veterinário é da equipe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e foi vice-presidente do Codex Alimentarius por três anos. Há mais de 25 anos, está envolvido com as atividades da organização. Além disso, já foi adido Agrícola da Missão Permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e a outras organizações econômicas em Genebra, num total de mais de 35 anos de experiência nas áreas de negociação e regulação para a segurança dos alimentos.

 

Assessoria de comunicação do CFMV, com informações do Mapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *