Foi assinada ontem a Resolução Nº01 de 13 de Junho de 2018, que regula o oferecimento de Cursos de Auxiliar de Veterinário, Cursos profissionais livres e outras atividades de ensino relacionadas com as atividades de Medicina Veterinária e Zootecnia no âmbito do Estado do Amazonas.

Levando em consideração o aumento de oferecimento de cursos livres com variadas denominações e afetos ao ensinamento de práticas relacionadas com serviços em Medicina Veterinária e Zootecnia e os riscos iminente de infringir regras estabelecidas na Lei nº 5.517/1968 e a Lei nº 5.550/1968, foi aprovada e assinada a resolução que regulamenta o curso de Auxiliar Veterinário.

Leia a resolução completa aqui.

O que faz um Auxiliar de Veterinária?

O Auxiliar Veterinário é o profissional responsável por cuidar dos animais mediante instruções do médico veterinário.

Ele realiza aplicações de medicamentos, cuida da instrumentação cirúrgica, auxilia nas cirurgias quando requisitado, acalma os cães ou gatos, preparar banho e tosa, administra corretamente as mercadorias e sempre mantém o controle para reposição das mesmas.

Cuida da higiene e realiza as tosas das raças com as ferramentas corretas, adequadas a cada tipo de pelo/pelagem, trata das maternidades, verifica se as instalações estão corretas, observa o comportamento das mães e crias, cuida de sua higiene e nutrição, presta os primeiros auxílios, como corte de unhas, limpeza da glândula adrenal, limpeza do ouvido e tricotomia, raspagem de pelo para cirurgia ou acesso venoso.

No conjunto de regras de conduta ética do Auxiliar de Veterinária inclui-se nunca se passar por um veterinário, jamais prescrever medicações, não diagnosticar e nunca realizar atendimentos em domicílio sem o acompanhamento do veterinário responsável.

É função do profissional facilitar o trabalho do médico- veterinário, sempre sob supervisão.

Área de atuação de Auxiliar de Veterinária

O Auxiliar de Veterinária pode atuar em clínicas médicas e cirúrgicas veterinárias, pet shops, hospitais veterinários, entre outros lugares que cuidem de animais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *